3° Congreso Brasileño de Iconografía Musical

Português | Español
Programación | Llamada de Trabajos | Expositores | Inscripciones
Local | Mapas
Comisión Científica | Evaluadores | Conferencistas | Lista General
Eventos | Paseos | Excursiones Post-Congreso
Comisión Organizadora | Comité de Honor | Patrocínios y Apoyos | Contacto
Info Viaje | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteles | Sugerencias | Historia
Evaluación on-line

Iconografía, Música y Cultura:
relaciones y tránsitos
small logo

Beatriz Magalhães Castro
Universidade de Brasília
(GT RIdIM-Brasil - DF)

Cláudio Santoro: pintor 

Resumen

El compositor Claudio Santoro produjo un conjunto de telas con diversas técnicas, desconocidas para el mundo académico y el público en general, a excepción de la exposición celebrada en 2006 en el transcurso del XVI Congreso de ANPPOM en Brasilia, bajo mi curaduría. Un factor que no está aislado de hecho aunque no es común entre los compositores de renombre como Schoenberg y ETA Hoffmann, a diferencia de la otra manera, es decir, el uso de imágenes como puntos de partida para la creación musical. En el caso de Santoro analizaremos esta producción en función del contexto de la composición de algunas de sus obras y los dilemas ideológicos que impregnaba.

Breve Biografia

Primeiro prêmio do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris frequentando ainda as Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985); Mestrado em Música (Master of Musical Arts, MMA) - The Juilliard School of Music (1987) e doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, DMA) - The Juilliard School of Music (1992). Realizou estudos de pós-doutoramento em musicologia na Universidade Nova de Lisboa como pesquisador-bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (2002-2008). Prêmios semelhantes foram concedidos pela Bibliothèque Nationale de France – Départament de Musique (Programme Profession Culture, 2007), Fundación Carolina-CSIC-Instituición Milà y Fontanals de Barcelona (2008), e pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2009). Atualmente conclui monografia resultante da pesquisa como recipiente do Prêmio Bolsa de Pesquisa do Ministério da Cultura / Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, edição 2009-2010, focado sobre a Coleção Teresa Christina Maria e a prática da música instrumental durante os I e II Reinados. É Coordenadora do Comitê RILM-Brasil e membro do Comitê RISM-Brasil, e Presidente da IAML-Brasil- Seção brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas de Música, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML/AIBM), o qual fundou e coordenou desde 2009 até a sua formalização em 2014 (aprovação na Assembleia Geral da IAML, Antuérpia, Julho de 2014).  Como  professor Associado III da Universidade de Brasília, é Editora-Chefe da Revista "Música em Contexto" e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB, o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Membro da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e do Comitê Gestor para a constituição da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena ações de organização e preservação da obra de Claudio Santoro do Laboratório de Musicologia da UnB.

Design & development ©2015 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julio 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil