5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia Musical:
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Mozart Alberto Bonazzi da Costa
(PUC-SP)

 

Elementos ornamentais na escultura e na música

Resumo

O ornamento pode ser muito mais do que um simples elemento decorativo, um mero artifício ilusório. Diversos são os significados atribuíveis aos ornamentos, seja como recursos ou meios, conferindo honra e dignidade a quem os utiliza ou ao local onde se aplicam. Os elementos ornamentais podem ser encontrados como ocorrências formais na arquitetura e na arte e, nesse universo, em diferentes linguagens ou manifestações. Além das ocorrências ornamentais, representativas e de óbvia ligação para com o universo da música - como os instrumentos esculpidos em relevos ou referências a partituras - é possível encontrar ligações entre as expressões ornamentais escultóricas e as musicais, principalmente no que diz respeito a questões fundamentais aos dois campos, o que, na acepção clássica, envolveria questões como o equilíbrio, o ritmo e a harmonia. A presente palestra apresenta análises desenvolvidas em torno de um patrimônio artístico do mundo português, concentrado principalmente entre os séculos XVII e XVIII, que impregnado de elementos iconográficos, pode ilustrar essas relações, mostrando que além da conceituação e das concepções, a materialização das ideias nas linguagens escultórica e musical ocorre por meio de um absoluto domínio técnico sobre suportes físicos, em meio a um amplo e específico universo sintático.

 

Breve biografia

Mozart Alberto Bonazzi da Costa é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP; Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. É professor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Integra o grupo de pesquisa Barroco Memória Viva, certificado pelo IA-UNESP/CNPq. Pesquisador de processos escultóricos tradicionais e contemporâneos, vem se dedicando ao estudo e divulgação da talha ornamental barroca e rococó no Brasil. Entre diversos trabalhos publicados no Brasil e no Exterior, é autor do livro A Talha Ornamental Barroca na Igreja Conventual Franciscana de Salvador, em edição bilíngue (Português/Inglês) pela Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP. Desenvolve cursos e projetos educativos e curatoriais dirigidos a espaços museológicos e culturais.
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Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil