Iconografia Musical: 
    transversalidades em construção
   
  
  
    
      
Evguenia Roubina
      (Universidad Nacional Autónoma de México)
             
      
      A imagem da “música de santos desejos e obras virtuosas”: fontes iconográficas no estudo do ideário musical da Nova Espanha    
     
    
      
Resumo 
    
    
      
        
          
            
              A bondade, que desde meados do século passado a iconografia musical praticou com diferentes campos do conhecimento humanístico e artístico, proporcionando-lhes a informação sem precedentes, valiosa e verossímil sobre os diversos aspectos da música de ontem, distante ou recente, hoje torna-se desnecessário a exposição de novos argumentos para o estudo do conteúdo musical das artes visuais ou a defesa do método iconográfico como parte do arsenal do musicólogo. No entanto, é também claro que o progressivo alargamento dos círculos de discussão e a abordagem interdisciplinar geralmente adotada no estudo de representações figurativas de música até agora não têm ajudado a preencher lacunas no conhecimento sobre o valor simbólico dessas imagens que ainda persistem por causa da predominância do interesse nos elementos tangíveis da cultura musical do passado, nem foi capaz de remediar a falta de metodologia de pesquisa em iconografia musical. Esta conferência irá apresentar os resultados de pesquisa realizada com a finalidade de obtenção de provas relacionadas com a conotação teológica, ética ou estética que adquire a imagem de música incorporada nas artes visuais da Nova Espanha. Especial ênfase será colocada sobre as manifestações do próprio no pensamento filosófico e no ideário popular do vicerreino refletido em cenas musicais apropriadas da produção gráfica Europeia. Pode-se esperar que, embora inteiramente baseado em fontes iconográficas e literárias novohispanas, o trabalho no qual se implementou um método de pesquisa inovador, construído por esta autora, abra novas possibilidades e forneça eficientes ferramentas teórico-metodológicas aos pesquisadores dos países de América Hispânica e Lusitana, cuja iconografia musical revela muitas vezes suas ligações com a arte e a ideologia trazidas desde além dos mares.
             
           
         
       
      
        
          
            
              
                
                  
 
                  Breve biografia
                
                Violoncelista e  investigadora mexicana de origem bielorrusa. Como bolsista do  Fondo Nacional  para la Cultura y las Artes, realizou seu doutorado no Conservatorio Estatal de San Petersburgo Rimsky-Korsakov nas áreas de História, teoria e metodologia da interpretação musical, obtendo o título de Doctora de Filosofía en Ciencias del Arte.
                  Nos anos de 2004 a 2006 foi a primeira Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Música da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Atualmente é Professora  Titular dessa casa de estudos, membro do Sistema Nacional de  Investigadores e membro regular  da Academia Mexicana de Ciências. 
                  Autora de quatro livros e cerca de cinquenta  artigos e  capítulos de livros dedicados ao estudo da música mexicana, seu trabalho nesse campo foi laureado com o  Prêmio  Robert Stevenson de Musicologia e Investigação em Música Latino-americana,  2000-2001 (Washington), menção especial na nona edição dol Prêmio de  Musicologia Casa das Américas (Havana, 2003) e o Prêmio de Musicologia  Latino-americana Samuel Claro Valdés (Chile, 2004).
                É fundadora e coordenadora do Congresso  Latinoamericano de Iconografia Musical, do Laboratório  de Iconografia Musical Mexicana (Facultad de Música, UNAM), así como fundadora e diretora editorial dos Cuadernos de  Iconografía Musical, revista científica trilingüe publicada pela UNAM  desde 2014.
 
             
           
          
         
       
       
     
   
  Design & development ©2017 by RIdIM-Brasil & SONARE