5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Luciane Viana Barros Páscoa
(UEA; GT RIdIM-Brasil - AM)

Imagens e narrativas sobre artistas em trânsito na Amazônia: tradição iconográfica e cultura visual entre os anos de 1880 a 1910

Resumo

Durante o Ciclo da Borracha, entre 1850 a 1910 a Amazônia viveu seu fastígio econômico.  As cidades de Belém e Manaus receberam um intenso fluxo migratório de estrangeiros e brasileiros de outros estados, e tal dinâmica impulsionou a efervescência do teatro musical. A pesquisa realizada pelo musicólogo Márcio Páscoa (2000, 2006) revelou que circularam pela Amazônia cerca de vinte companhias líricas em Belém e dez companhias em Manaus, nesse período. A atividade musical referente ao norte do Brasil, ainda pouco conhecida no restante do país, revelou-se rica e sensível por meio da publicação de estudos musicológicos de Páscoa (2009), cuja recuperação deste patrimônio musical permitiu melhor entendimento sobre o teatro musical na Amazônia em sua fase áurea. No desenvolvimento do projeto intitulado “Iconografia de artistas do Teatro Musical do século XIX atuantes em Belém e Manaus”, buscou-se o aprofundamento sobre a estética visual presente na fotografia da segunda metade do século XIX e início do século XX, a partir do conjunto documental fotográfico que revelou informações importantes sobre a vida musical, a estética e os elementos cênicos utilizados para os espetáculos da época.  No presente estudo,  após a organização do conjunto fotográfico em categorias de análise, pretende-se  desenvolver narrativas que recuperem a crítica e a crônica do teatro musical, abordando o estudo da recepção de obras, artistas e companhias.  Para fundamentação teórica e metodológica, serão utilizados os estudos de Erwin Panofsky, Walter Benjamim, Susan Sontag, Tom Mitchell e Phillipe Dubois. Através da pesquisa histórica em fontes primárias, do inventário de fontes imagéticas e textuais, da análise das imagens e da recuperação da crítica ou crônica musical acerca do desempenho dos artistas selecionados, este estudo pretende refletir sobre os aspectos sociais e criativos presentes nas narrativas da linguagem visual e do texto crítico, bem como sobre a repercussão da fotografia de gabinete na tradição iconográfica e cultura visual da estética oitocentista.

Breve Biografia

Possui graduação em Artes Plásticas e em Música pela UNESP, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em História Cultural pela Universidade do Porto (2006). É professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, e no curso de Música, no qual ocupa as cadeiras de Estética e História da Arte e Filosofia da Arte. Ainda nesta instituição, realiza atividade de pesquisa no Laboratório de Musicologia e História Cultural, no qual coordena a área de projetos, dentre os quais se destacam patrocínios importantes junto a instituições de projeção nacional, como Petrobras, com o projeto Ópera na Amazônia no período da borracha (1850-1910). É líder do grupo de pesquisa Investigações sobre memória cultural em artes e literatura, do PPGLA da UEA. É autora do livro Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada, Editora Valer (2011) e do livro Álvaro Páscoa: o golpe fundo, Edua (2012). Colabora com a revista de arte contemporânea  portuguesa Umbigo. Atua principalmente nos seguintes temas: história da arte, arte luso-brasileira, iconografia musical, iconografia da dança e do espetáculo, iconologia.
É membro ativo do Grupo de Trabalho RIdIM-Brasil sediado em Manaus, AM.

 

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil