5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

animation with MI and photos of Salvador

Sessões de comunicações

Incluimos aqui a relação de todas as sessões previstas durante o congresso.

Detalhe das sessões

DIA 22/07 - 16:30 h. - Sessão 1 - Auditório 1

Beatriz Silva Lourenço Catalogação da iconografia musical na obra gráfica de Aurélio de Figueiredo
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha Atividades musicais na cidade de Formiga/MG durante o século XX: Uma análise a partir de fontes iconográficas
Agustín Ruiz Zamora Análisis de fotografías de organilleros germánicos de comienzos del siglo XX. Aproximación iconográfica al surgimiento del chinchinero en Chile
João Riso Souza Liberato de Mattos A iconografia musical na obra de Chico Liberato

DIA 22/07- 16:30 h. - Sessão 2 - Auditório 2

Áquilas Torres de Oliveira, Gustavo Frosi Benetti Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima: Estudo preliminar do acervo iconográfico musical
Samuel Alexandre Alves de Lima, Lilia Neves Gonçalves A fotografia na construção da memória de Escolas de Música: o Acervo do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia
Amanda Pamela Santos Gomes Curt Lange no Acervo Curt Lange-UFMG: A dimensão autobiográfica de suas fotografias

DIA 23/07 - 16:30 h. - Sessão 3 - Auditório 1

Raúl Gustavo Brasil Falcón, Luciane Viana Barros Páscoa As caricaturas da cena musical de Belém na revista A Semana Ilustrada, sob o traço de Crispim do Amaral e Manuel do Amaral (1887-1888)
Manuel Mendes Madeira, Luzia Rocha Almada Negreiros, Cinema e Iconografia Musical: os casos de Madrid e Lisboa
Marcos da Cunha Lopes Virmond Bordalo e Gomes: caricatura e política em Lisboa
Lenita Waldige Mendes Nogueira EMYGDIUS SCRIPSIT: Iconografia em manuscritos musicais do Museu Carlos Gomes

DIA 23/07 - 16:30 h. - Sessão 4 - Auditório 2

Christiane Hauschild Música pós-sonora: Reflexões epistemológicas sobre a iconologia e o fato musical, no “neo-conceptualismo musical”, dos anos 2004
Cleisson Melo Saudade: territórios para uma iconografia semio-musical
Tiago de Quadros Maia Carvalho Lord of Hell: uma análise da relação entre elementos iconográficos de um videoclipe e a prática musical da banda Vomer

DIA 24/07 - 16:30 h. - Sessão 5 - Auditório 1

René Lommez Gomes “Presas de elefante arranjadas para soar”. A iconografia como fonte de informação sobre a incorporação das cornetas africanas de marfim em coleções europeias. (séculos XVI e XVII)
Adriana Olinto Ballesté Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM): novos acervos, novas funcionalidades, novos desafios
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza O todo e o detalhe: reflexões sobre o uso de imagens na pesquisa música
Jorge Maldonado Soto, Agustín Ruiz Zamora Sistema Iconográfico Musical Integrado

DIA 24/07 - 16:30 h. - Sessão 6 - Auditório 2

Eduardo Christmann, Fábio Vergara Cerqueira Iconografia dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o testemunho do sistro ápulo
Lucia Gomes Serpa Em busca de Osíris: formas cênicas e espetaculares na iconografia musical do Antigo Egito
Giusepe Augusto Araujo Arqueomusicologia: das flautas a arqueologia musical brasileira

DIA 25/07 - 16:30 h. - Sessão 7 - Auditório 1

Luciano Caroso A iconografia de Xisto Bahia: considerações iniciais
Silvana Meirielle Cardoso Da iconografia musical à armação de gala: Miguel Dutra e a produção musical sacra durante os oitocentos *
Belinda Maria de Almeida Neves Cecília ao Senhor cantava:a pintura de Santa Cecília na Catedral Basílica de São Salvador
Pedro Razzante Vaccari O mulato que escureceu: a transformação iconográfica do Padre José Maurício Nunes Garcia através dos séculos

DIA 25/07 - 16:30 h. - Sessão 8 - Auditório 2

Gustavo Frosi Benetti O projeto editorial "A música em Roraima": um estudo das imagens
Ivis Lois Rodrigues Oliveira Documentação iconográfica musical no NEOJIBA: Um estudo vivo*
Charlene Neotti Gouveia Machado Iconografia no acervo de música paranaense da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: rede de sociabilidade e o projeto de construção da identidade paranaense

DIA 26/07 - 10 :30 h. - Sessão 9 - Auditório 1

Sérgio Deslandes Distribuição da Orquestra no fosso do teatro Valdemar de Oliveira a partir de fontes iconográficas
Amarilis Rebuá de Mattos A iconografia musical nos painéis das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular
Albertina O. Lacerda Malta A iconografia musical de Bajado na Fundação Joaquim Nabuco *

DIA 26/07 - 10:30 h. - Sessão 10 - Auditório 2

Augusto Caymmi Ferreira “O JOGO DO CRIADOR”: A transformação da Música em Artes Visuais através da Gravura
Amanda Oliveira Gama e Narici, Pablo Sotuyo Blanco As mulheres na iconografia musical relativa à Bahia
Augusto Caymmi Ferreira A relação harmônica das artes visuais com a imagem de uma orquestra sinfônica, através de seus cartazes de divulgação

DIA 26/07 - 10:30 h. - Sessão 11 - Auditório 3

Flávio Vieira da Cunha Silva Usos e omissões de instrumentos negros na formação da música brasileira dita popular: um estudo iconográfico
Gorka Rubiales Zabarte Catálogo de Iconografía Musical Española de AEDOM
Gorka Rubiales Zabarte;
María Teresa Delgado Sánchez
Asociación Española de Documentación Musical (AEDOM): Organización y actividades

 

CADERNO DE RESUMOSCLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF

*atualizados

RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar aqui e acessar o Portal de Eventos do PPGMUS-UFBA.

*atualizados

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil