5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo
(ADoHM-UFBA; RIdIM-Brasil - BA)

Informação relativa à música em documentos iconográficos na Base de Dados RIdIM-Brasil: dados e metadados em redes

Resumo

Atualmente, a Base de Dados RIdIM-Brasil (BD RIdIM-Brasil) conta com pouco menos de 3000 registros que incluem a descrição detalhada de fontes visuais relativas à cultura musical localizadas em território brasileiro. A sua estrutura de dados e metadados foi concebida para definir de forma clara o conjunto de elementos descritivos da iconografia musical. Deste modo, a inserção de dados na BD RIdIM-Brasil foi formatada em campos descritivos visando não apenas ser condizente com os princípios que as comunidades musicológica e museológica vinculadas à investigação e custódia deste tipo de fonte documental vem construindo ao longo dos anos no Brasil, mas também com outros projetos correlatos, assim permitindo diálogos de informação entre bases de dados. Todos esses campos da BD RIdIM-Brasil foram organizados e agrupados em blocos de informação, de acordo com o tipo de informação que cada um recebe. A interoperabilidade de metadados foi aplicado com o protocolo Open Archives (OAI-PMH) e aproveitado no portal do Harvester Jalapa Acê-Eçá (em teste), servindo como nodo de uma eventual futura rede distribuída de bases de dados de iconografia musical visando a integração e cooperação internacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo expor a estrutura dos campos de informação disponíveis na BD RIdIM-Brasil, destacando também sua importância no desenho das eventuais estratégias de vinculação e diálogo dessa informação em âmbito internacional, focando principalmente a comunidade latino-americana.

Breve Biografia

Doutor em Música, área de concentração Musicologia, pelo PPGMUS-UFBA (2018), é licenciado em Música pela mesma universidade (2009) e bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio FIB (2013). Tem experiência em Artes, com ênfase em música, atuando principalmente nos seguintes temas: Musicologia, Arquivologia e Documentação musical, Iconografia Musical e Tecnologias de Informação e Comunicação. Professor de música e coordenador no Colégio Oficina, também é colaborador do Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM-UFBA), participa ativamente do Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS-UFBA) e dos projetos RIdIM-Brasil e RISM-Brasil.

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil