5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia Musical:
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Pablo Sotuyo Blanco
(UFBA; RIdIM-Brasil; CTDAISM-CONARQ)


Iconografia Musical e informação: aspectos transversais em discussão

Resumo

Desde 2008, viemos desenvolvendo toda uma nova conceituação em torno da Iconografia Musical (em diante IM). As propostas até hoje apresentadas (e majoritariamente aceitas pela comunidade correlata no Brasil) parecem ter resolvido os aspectos ontológicos, taxonômicos e tipológicos detectáveis na IM, quanto os relativos à distância entre a fonte e a prática musical, sempre visando compreender qual o alcance máximo de abrangência da IM.
Nesta ocasião nos ocuparemos em discutir diversos aspectos transversais que viemos observando na relação entre o suporte e a informação nela registrada, seja de forma explícita, denotada ou conotada, incluíndo aspectos simbólicos e históricos da fonte visual, a distancia entre a representação visual e a prática musical (centro da cultura musical), assim como as possíveis relações intermediais entre a fonte visual e outros meios de comunicação, dentre outros.que, segundo será exposto, envolvem diversas considerações dentre as quais destacamos a derivação, a hibridação e a contextualização, processos que condicionam o âmago estrutural de eventuais sistemas de classificação temática da iconografia geral e daquela relativa à cultura da música.

Breve Biografia

Docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e preside a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Musicologia Histórica, Teoria e Análise Musical, e Ciência da Informação aplicada em documentação musical.

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Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil