5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Maria José Spiteri
(Universidade Cruzeiro do Sul)

Diálogos entre as artes e a religiosidade: representações de instrumentos musicais na produção brasileira

Resumo

A pluralidade é uma das marcas da cultura brasileira que, formada pelo amálgama de diferentes fontes étnicas constitui um rico campo de pesquisa e de referência para diversas áreas, inclusive a arte.
Do encontro entre as matrizes formadoras desta cultura surgiu um universo de cores, formas, cheiros, sabores, movimentos e sonoridades que despertou o olhar de muitos artistas, gerando ao longo de nossa história registros visuais sob as mais diversas formas de expressão como o desenho, a gravura, a pintura, a escultura, o cinema etc.
Nesse cenário, a representação de instrumentos musicais passou a se fazer presente em muitas obras de arte,  podendo nos trazer registros que apontam para diferentes conteúdos sejam eles ligados às técnicas construtivas, à performance artística, à história dos instrumentos entre outros.
Apresenta-se neste trabalho uma análise da produção de alguns artistas brasileiros, com destaque para nomes como o de Heitor dos Prazeres e Hector Julio Páride Bernabó (Carybé) que, sobretudo no campo das linguagens bidimensionais, se dedicaram entre outras temáticas a dos rituais ligados às religiões de matriz afro-indígena brasileira, nos quais a música tem um papel fundamental.

 

Breve biografia

Maria José Spiteri Tavolaro Passos é Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo e graduada em Educação Artística e Artes Plásticas. Autora de publicações a respeito da História da Arte Brasileira e a Arte-Educação, tem se dedicado ao estudo da Arte no Brasil, Imaginária Religiosa, Iconografia, Arte-educação. É docente do Curso de Artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo), integrante o grupo de pesquisa Barroco Memória Viva ( IA-UNESP/CNPq) e membro do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB - EBA/UFMG).
Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil