Diósnio Machado Neto 
        (USP; GT RIdIM-Brasil SP)
  
Iconologia das Tópicas Musicais: Imagens Musicais ou Músicas Imagéticas?
Desde a consolidação de teorias que tratavam de sistematizar estruturas de representação sociocomunicativa da música, como a Teoria das Tópicas, o problema da significação musical ganhou relevância até mesmo em áreas tradicionalmente vinculadas a substâncias fundamentais da gramática musical, como a Teoria das Formas. O desafio destas novas abordagens era sistematizar o que, para muitos, seria inefável: a subjetividade social e individual no entendimento das estruturas musicais supostamente cristalizadas nas consciências coletivas dos públicos. Este desafio aprofundou os estudos para áreas auxiliares aos estudos sociocomunicativos da música, da antropologia à cognição; da análise musical à filosofia analítica. O objetivo desta exposição é propor que estas “imagens” musicais se consolidam em processos retroativos entre a música e as outras manifestações artísticas, descritivas das diversas atividades sociais. Nesta perspectiva não seria possível sustentar a ideia de uma base autônoma de constituição das “gramáticas” expressivas, já que a interação formadora destas “imagens” se daria em diversas camadas onde as modalidades se formam a partir de ideias de dimensões sociopolíticas expões negociações complexas de cognição e epistemologias. Neste sentido, esta ideia, que à primeira vista parece trivial, vela mecanismos de entrelaçamento complexos de relações sistêmicas. Nesta comunicação o ponto inicial será a discussão sobre a ideia de iconologia de Erwin Panofsky para, então, relacioná-las com as teorias do campo da análise musical, principalmente as denominadas hermenêutica e discursiva. Por fim, esta comunicação é parte dos resultados, ou reflexões, advindas dos diversos projetos de pesquisa do Laboratório de Musicologia da Escola de Artes, Ciência e Humanidades, em sua linha mestra Música e Ideologia.
Breve biografia
Professor Livre-Docente (nível 2) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música - Habilitação Instrumento - pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado). Teve como mentores de suas pesquisas Régis Duprat e Mário Vieira de Carvalho. Ingressou no corpo docente do Departamento de Música da ECA/USP em 2002. É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA-Veneza (Istituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale). Tem apresentado trabalhos em importantes congressos no Brasil e no exterior, destacando participações nos encontros da International Musicology Society (IMS); em colóquios na Universidade Nova de Lisboa; Universidade do Minho; na Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Coimbra, na Sociedade Chilena de Musicologia e Associação Argentina de Musicologia; Sociedad Espaola de Musicologia; Humboldt-Universität zu Berlin; Università Ca' Foscari, Julliard School, entre outras. É parecerista Ad hoc de agências de fomento como Fapesp; Fapemig, Fapeba e Capes. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009 pela tese "Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil Colonial". É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS). Nele desenvolve a Linha de Pesquisa Processos Históricos, Ideológicos e Discursivos da Música Brasileira. Estas linhas se desdobram em projetos de pesquisa sobre Estudos de Significação Musical com foco nos estudos dos processos retóricos na música do período colonial brasileiro; estudos historiográficos e estudos das organização bandísticas de São Paulo. Desde 2013 participa do Grupo de Trabalho RIdIM-Brasil em São Paulo.

















