Luciane Lourenço Paes
(UNICAMP; GT RIdIM-Brasil  SP) 
      
      Playlist "música y revolución": imágenes de la revolución en la música distribuidas en plataformas digitales
Las plataformas de transmisión y las aplicaciones de video como YouTube son ahora la forma cultural dominante de escuchar música. A través del modelo de playlist, se propone una cadena de canciones por parte del algoritmo, de los usuarios o de especialistas contratados por las plataformas. Sin perder de vista la influencia -directa o indirecta- de cuestiones económicas y coyunturas políticas específicas sobre estas curaciones musicales, en esta comunicación analizaremos playlists con el tema “música y revolución”, centrándonos en las imágenes que transmiten estas canciones, ya sea a través de palabra, o por mimesis sonora.
Breve Biografia
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2006) e bacharelado em Gravura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2007). É mestra (2014) e doutora (2020) em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2017). No mestrado, estudou as relações entre pintura e teatro na arte francesa do séc. XIX, com foco em três quadros de cavalete e uma litografia de Eugène Delacroix representando a morte de Ofélia. O objeto de sua tese é a série das Quatro Estações do mesmo artista que pertence à coleção do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Estuda a continuidade das tradições clássicas no romantismo francês, bem como o colecionismo e a circulação de objetos nos campos da arte e da indústria nos séculos XIX e XX. Interessa-se também pela história dos métodos de ensino do desenho nas artes visuais e aplicadas e pela produção gráfica do dix-neuvième, em especial as gravuras de reprodução e seu impacto no mercado de arte e na cultura artística ligada ao colecionismo.

















