8º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Castellano

Iconografia Musical em perspectiva global:
fluxos, trânsitos, transculturação
small logo

Sessões de comunicações

Incluimos aqui a relação de todas as sessões previstas durante o congresso, os autores e títulos, incluindo links para seus resumos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF

Detalhe das sessões

DIA 21/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 1

AUTOR TÍTULO
Grasiela Duarte de Oliveira 
Os anjos músicos do Painel da Glorificação da Virgem de Geertgen Tot Sint Jans (c. 1455 – c. 1495)
Andre Guimarães Mesquita O tocar das trompas na gravura da Descida de Cristo ao Limbo de Andrea Mantegna (c. 1431–1506)
Karen Cordeiro Lisboa,
Luciane Viana Barros Páscoa  
As relações da música e da imagem em Mater Dolorosa in Memoriam II, de Roberto Evangelista
Grasiela Duarte de Oliveira  Os caminhos para o estudo da iconografia da tortura musical

Amarilis Rebuá de Mattos,
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira,
Alba Ligia de Almeida Silva

A iconografia musical nos murais cerâmicos das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular na arte naif de Clóvis Júnior


DIA 22/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 2

AUTOR TÍTULO
Emanuelle Kotsan A música silenciosa das imagens: interpretações e significados nas pinturas murais de Pompeia
Caroline Melo Armesto A recepção de liras e cítaras na iconografia urbana de Pelotas
Giusepe Augusto Araujo Representações de práticas musicais na Bahia pré-cabralina
João Pedro Vitoriano Fabri Representações iconográficas dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o aulos na pintura dos vasos ápulos do século V e IV a.C.
Lidiane Carolina Carderaro Uma visão arqueológica sobre a iconografia de músicos mitológicos da Grécia Antiga – entre a descrição e a interpretação


DIA 23/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 3

AUTOR TÍTULO E LINK AO RESUMO
Felipe Nascimento de Araujo  Pressupostos teóricos-metodológicos para elaboração de uma metodologia de análise histórica específica para iconografias musicais: a proposição da Metodologia de Análise Musical.
Luiz Naveda,
Loque Arcanjo
Humanidades Digitais Aplicadas à Iconografia Musical: Um Panorama Metodológico
Guido Agustín Saá  Os dois caminhos para a afinação temperada: representação visual e cálculo em Zhu Zai-yu (China) e Francisco de Salinas (Espanha)
Cleisson Melo Iconosemiografia em trânsito: imagens musicais e epistemes culturais na (des)construção da subjetividade brasileira
Fabrício Fernandes Claussen Estátuas como dispositivos de escuta: uma especulação sonora sobre a iconografia urbana


DIA 24/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (1ª PARTE)

AUTOR TÍTULO
Sofia Beatriz Ferreira da Silva 
Mulheres e música nas estampas japonesas ukiyo-e
Cláudia Sofia Pinto Sousa
Inês Pina 
Música e Império: iconografia musical nas tapeçarias do Museu do Caramulo
Alejandra Hernández Sánchez  Silencio: grabando. Espacios, agentes e instrumentos en la producción discográfica de la Orquesta Filarmónica de la Ciudad de México (1979-1982)


DIA 24/07 - 10:30 – 18:00 h - Sessão 4

AUTORES TÍTULOS
Carina Amorim Oliveira  Iconografia do exótico no teatro musicado do Antigo Regime: representações do ‘turco’ em Le Bourgeois Gentilhomme e L’Europe Galante
Camila de Macedo Souza  O baile das bruxas: músicos e instrumentos na iconografia do sabá
Nilton da Silva Souza,
Lilian Maria Pereira da Silva
A iconografia de Zumbi dos Palmares: estudo a partir da composição do nº 5 dos Quadros Brasileiros de Alberto Montalvão
Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho  Sambas, maxixes e tangos blackface: iconografia da racialização nas capas de partituras soteropolitanas pós-abolição (1900–1930)
Mário Alexandre Dantas Barbosa Revistas ilustradas e iconografia musical: as charges sobre a estreia do Requiem de Verdi no Brasil (Rio de Janeiro, 1876)



DIA 25/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (2ª PARTE)

AUTORES TÍTULOS
Gorka Rubiales Zabarte Una música inaudible: imágenes de recogimiento musical en la pintura europea de los siglos XIX y XX
Gilberto Vieira Garcia A música na cidade do Rio de Janeiro sob o olhar de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1877)
Camilo Alberto Jiménez Vera Base de datos de Iconografía Musical en Colômbia: Período colonial (1550-1819)
 


DIA 25/07 - 15:30 – 17:30 h - Sessão 5

AUTORES TÍTULOS
Sandor Christiano Buys Discografia além dos fonogramas: as informações contidas nas imagens dos discos de 78rpm
Guilherme Alves,
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa 
As referências de elementos da cultura clássica na pós-modernidade: uma análise iconográfica da capa do álbum Treasure da banda Cocteau Twins.
Antonio Carlos Henn,
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa 
Elementos da cultura clássica e surrealista no rock progressivo: a capa do álbum Nursery Cryme da banda Genesis
Luciano André da Silva Almeida,
Clayton Gabriel dos Anjos,
Lennon Ferreira dos Santos
Promptografia e IA na geração experimental de imagens do tipo social “capadócio”, com base em fontes históricas do teatro musical, da música e da literatura brasileira dos séculos XIX e XX
Diana Victória de Carvalho Farias,
Luciane Viana Barros Páscoa
Entre Sons e Silêncios: a configuração do conflito entre Heroína e Vilã em "Coraline e o mundo secreto" (2009)

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF

RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar nos títulos das apresentações no Portal de Eventos Científicos en Música da UFBA.

 

Design & development ©2025 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 21-25, 2025 - Rio de Janeiro, Brasil