Sessões de comunicações
Incluimos aqui a relação de todas as sessões previstas durante o congresso, os autores e títulos, incluindo links para seus resumos.
DIA 21/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 1
| AUTOR | TÍTULO | |
|
Os anjos músicos do Painel da Glorificação da Virgem de Geertgen Tot Sint Jans (c. 1455 – c. 1495) | |
| Andre Guimarães Mesquita | O tocar das trompas na gravura da Descida de Cristo ao Limbo de Andrea Mantegna (c. 1431–1506) | |
|
As relações da música e da imagem em Mater Dolorosa in Memoriam II, de Roberto Evangelista | |
| Grasiela Duarte de Oliveira | Os caminhos para o estudo da iconografia da tortura musical | |
Amarilis Rebuá de Mattos, |
A iconografia musical nos murais cerâmicos das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular na arte naif de Clóvis Júnior |
DIA 22/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 2
| AUTOR | TÍTULO |
| Emanuelle Kotsan | A música silenciosa das imagens: interpretações e significados nas pinturas murais de Pompeia |
| Caroline Melo Armesto | A recepção de liras e cítaras na iconografia urbana de Pelotas |
| Giusepe Augusto Araujo | Representações de práticas musicais na Bahia pré-cabralina |
| João Pedro Vitoriano Fabri | Representações iconográficas dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o aulos na pintura dos vasos ápulos do século V e IV a.C. |
| Lidiane Carolina Carderaro | Uma visão arqueológica sobre a iconografia de músicos mitológicos da Grécia Antiga – entre a descrição e a interpretação |
DIA 23/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 3
| AUTOR | TÍTULO E LINK AO RESUMO |
| Felipe Nascimento de Araujo | Pressupostos teóricos-metodológicos para elaboração de uma metodologia de análise histórica específica para iconografias musicais: a proposição da Metodologia de Análise Musical. |
| Luiz Naveda, Loque Arcanjo |
Humanidades Digitais Aplicadas à Iconografia Musical: Um Panorama Metodológico |
| Guido Agustín Saá | Os dois caminhos para a afinação temperada: representação visual e cálculo em Zhu Zai-yu (China) e Francisco de Salinas (Espanha) |
| Cleisson Melo | Iconosemiografia em trânsito: imagens musicais e epistemes culturais na (des)construção da subjetividade brasileira |
| Fabrício Fernandes Claussen | Estátuas como dispositivos de escuta: uma especulação sonora sobre a iconografia urbana |
DIA 24/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (1ª PARTE)
| AUTOR | TÍTULO | |
|
Mulheres e música nas estampas japonesas ukiyo-e | |
| Cláudia Sofia Pinto Sousa Inês Pina |
Música e Império: iconografia musical nas tapeçarias do Museu do Caramulo | |
| Alejandra Hernández Sánchez | Silencio: grabando. Espacios, agentes e instrumentos en la producción discográfica de la Orquesta Filarmónica de la Ciudad de México (1979-1982) |
DIA 24/07 - 10:30 – 18:00 h - Sessão 4
| AUTORES | TÍTULOS |
| Carina Amorim Oliveira | Iconografia do exótico no teatro musicado do Antigo Regime: representações do ‘turco’ em Le Bourgeois Gentilhomme e L’Europe Galante |
| Camila de Macedo Souza | O baile das bruxas: músicos e instrumentos na iconografia do sabá |
| Nilton da Silva Souza, Lilian Maria Pereira da Silva |
A iconografia de Zumbi dos Palmares: estudo a partir da composição do nº 5 dos Quadros Brasileiros de Alberto Montalvão |
| Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho | Sambas, maxixes e tangos blackface: iconografia da racialização nas capas de partituras soteropolitanas pós-abolição (1900–1930) |
| Mário Alexandre Dantas Barbosa | Revistas ilustradas e iconografia musical: as charges sobre a estreia do Requiem de Verdi no Brasil (Rio de Janeiro, 1876) |
DIA 25/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (2ª PARTE)
| AUTORES | TÍTULOS |
| Gorka Rubiales Zabarte | Una música inaudible: imágenes de recogimiento musical en la pintura europea de los siglos XIX y XX |
| Gilberto Vieira Garcia | A música na cidade do Rio de Janeiro sob o olhar de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1877) |
| Camilo Alberto Jiménez Vera | Base de datos de Iconografía Musical en Colômbia: Período colonial (1550-1819) |
DIA 25/07 - 15:30 – 17:30 h - Sessão 5
| AUTORES | TÍTULOS | |
| Sandor Christiano Buys | Discografia além dos fonogramas: as informações contidas nas imagens dos discos de 78rpm | |
| Guilherme Alves, Márcio Leonel Farias Reis Páscoa |
As referências de elementos da cultura clássica na pós-modernidade: uma análise iconográfica da capa do álbum Treasure da banda Cocteau Twins. | |
|
Elementos da cultura clássica e surrealista no rock progressivo: a capa do álbum Nursery Cryme da banda Genesis | |
| Luciano André da Silva Almeida, Clayton Gabriel dos Anjos, Lennon Ferreira dos Santos |
Promptografia e IA na geração experimental de imagens do tipo social “capadócio”, com base em fontes históricas do teatro musical, da música e da literatura brasileira dos séculos XIX e XX | |
| Diana Victória de Carvalho Farias, Luciane Viana Barros Páscoa |
Entre Sons e Silêncios: a configuração do conflito entre Heroína e Vilã em "Coraline e o mundo secreto" (2009) |
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF
RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar nos títulos das apresentações no Portal de Eventos Científicos en Música da UFBA.















