13° Congresso Internacional do RIdIM & 1° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

English | Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Ampliando a pesquisa em Iconografia Musical:
considerando o atual, definindo novas tendências
small logo

animation with MI and photos of Salvador

Informação histórica acerca da Bahia e Salvador

Salvador é uma cidade muito bonita durante o ano inteiro. Geralmente ensolarada e brilhante, o seu clima é bastante ameno durante o mês de Julho.

Sobre a Bahia

A Baía de Todos os Santos foi descoberta pelos portugueses e assim batizada em 1502. Em 1501, um ano após a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro, Gaspar de Lemos chegou à Baía de Todos os Santos e navegou a maior parte do seu litoral. Mas o primeiro homem europeu a desembarcar em Morro de São Paulo foi Martin Afonso de Souza, em 1531, liderando uma expedição encarregada de explorar a costa do novo continente. Em 1510, um navio, contendo o colono português Caramuru, naufragou perto do bairro do Rio Vermelho. Em 1534, Francisco Pereira Coutinho fundou uma cidade perto de bairro da Barra, chamado de Vila Velha. Em 1549, uma frota de colonos portugueses chefiada por Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, fundou a cidade de Salvador. Construída sobre uma falésia com vista para a Baía de Todos os Santos a primeira capital do Brasil colonial tornou-se rapidamente o seu principal porto marítimo e um importante centro da indústria do açúcar e do comércio de escravos.

Sobre Salvador

Salvador está localizada em uma pequena península aproximadamente triangular que separa a Baía de Todos os Santos do mar aberto do Oceano Atlântico. A baía, que recebe este nome por ter sido descoberta no dia de Todos os Santos forma um porto natural. Salvador é um importante porto de exportação, situado no coração do Recôncavo Baiano, uma rica região agrícola e industrial que abrange a porção norte do litoral da Bahia. O geografia local é diversa, variando desde planuras a colinas e montanhas baixas.

Uma característica particularmente notável é a escarpa que divide Salvador em Cidade Alta e a Cidade Baixa, com cerca de 85 m de altura. Inicialmente, a cidade alta incluia o centro administrativo e os principais templos religiosos e foi onde a maioria da população se instalou. A cidade baixa foi o centro financeiro, com um porto e o mercado. No final do século 19, funiculares e um elevador, o Elevador Lacerda, foram construídos para ligar ambas partes. Um elevador (o primeiro instalado no Brasil), conhecido como Elevador Lacerda, que tem ligado as duas partes desde 1873, já foi objecto de diversos melhoramentos.

A cidade se tornou sede do primeiro bispado católico do Brasil em 1552, e ainda hoje é um importante centro do catolicismo brasileiro. Em 1583 havia 1.600 pessoas que moravam na cidade, e rapidamente cresceu e se tornou uma das maiores cidades do Novo Mundo, superando qualquer outra cidade colonial americana à época da Revolução Americana em 1776. Salvador foi a capital do vice-reinado português do Grão-Pará e da sua província da Bahia de Todos os Santos. A República Holandesa invadiu e saqueou a cidade em maio de 1624, junto com outros portos do norte ao leste, até que foi retomada por uma grande frota conjunta portuguesa-espanhola, evitando o colapso da resistência portuguesa às incursões holandesas no Brasil.

Salvador permaneceu como capital do Brasil até 1763, quando foi substituida por Rio de Janeiro. A cidade tornou-se base para o movimento de independência do Brasil e foi atacada por tropas portuguesas em 1812, antes de ser libertada em 2 de julho de 1823. Permaneceu em elegante declínio pelos seguintes 150 anos, se mantendo fora do processo da industrialização brasileira. No entanto, permaneceu como centro cultural e nacional de turismo. Em 1948 a cidade tinha cerca de 340.000 habitantes, e já era a quarta maior cidade do Brasil. Em 2008, com 2.948.733 habitantes, passou a ser a terceira maior população do país.

Links sobre história brasileira e baiana

Links de informação geral sobre Salvador

Design & development ©2009-2011 by Pablo Sotuyo Blanco e Ricardo Bordini (SONARE)

Julho 20-22, 2011 - Salvador (Bahia), Brasil