3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
small logo

Alberto Dantas Filho
Universidade Federal do Maranhão
(CM RIdIM-Brasil - MA)

Duas representações músico-iconográficas da imagética católica em São Luís: entre a restauração de uma géstica barroca virtual e a construção de uma nova plástica popular.

Resumo

O trabalho propõe um olhar sob duas expressões visuais que expressam momentos distintos e, ao mesmo tempo de intervenção do olhar popular sob a imagética católica no século XX em São Luís, capital do Maranhão. A Catedral da Sé, com sua representação extemporânea e naïfe de restauração do passado jesuítico, na obra de João de Deus entre os anos de 1927 e 1954 e na Igreja de Santa Teresinha, o mural em azulejos modernos que representam cenas do cotidiano em contexto popular com referencias, sobretudo, ao Bumba–meu-Boi na segunda metade do século passado. A partir destas duas matrizes procuramos compreender os espaços dinâmicos que separam essas duas visões, expressas na própria trajetória percorrida pela dança dramática maranhense e sua aceitação nos espaços sociais, nomeadamente, na igreja e, dentro desta, em intervenções pontuais em sua ortopraxia.

Breve Biografia

Alberto Pedrosa Dantas Filho é carioca, licenciou-se em Música pela Universidade Federal de Pernambuco onde estudou composição com Marisa Barcelos Resende e regência com Henrique Gregori, Osman Gioya e Sebastian Grabe. É doutor pela Universidade Nova de Lisboa, exerceu consultoria musicológica no Acervo Musical João Mohana para o Arquivo Público do Maranhão, foi diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA e, atualmente, coordena a equipe de implantação da Orquestra Sinfônica da Universidade. Rege o coral feminino Vox Feminae e leciona no Programa de Mestrado em Artes do Departamento de Artes da UFMA.

Design & development ©2015 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil