
Alberto Dantas Filho
Universidade Federal do Maranhão
(CM RIdIM-Brasil - MA)
Duas representações músico-iconográficas da imagética católica em São Luís: entre a restauração de uma géstica barroca virtual e a construção de uma nova plástica popular.
O trabalho propõe um olhar sob duas expressões visuais que expressam momentos distintos e, ao mesmo tempo de intervenção do olhar popular sob a imagética católica no século XX em São Luís, capital do Maranhão. A Catedral da Sé, com sua representação extemporânea e naïfe de restauração do passado jesuítico, na obra de João de Deus entre os anos de 1927 e 1954 e na Igreja de Santa Teresinha, o mural em azulejos modernos que representam cenas do cotidiano em contexto popular com referencias, sobretudo, ao Bumba–meu-Boi na segunda metade do século passado. A partir destas duas matrizes procuramos compreender os espaços dinâmicos que separam essas duas visões, expressas na própria trajetória percorrida pela dança dramática maranhense e sua aceitação nos espaços sociais, nomeadamente, na igreja e, dentro desta, em intervenções pontuais em sua ortopraxia.
Breve Biografia
Alberto Pedrosa Dantas Filho é carioca, licenciou-se em Música pela Universidade Federal de Pernambuco onde estudou composição com Marisa Barcelos Resende e regência com Henrique Gregori, Osman Gioya e Sebastian Grabe. É doutor pela Universidade Nova de Lisboa, exerceu consultoria musicológica no Acervo Musical João Mohana para o Arquivo Público do Maranhão, foi diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA e, atualmente, coordena a equipe de implantação da Orquestra Sinfônica da Universidade. Rege o coral feminino Vox Feminae e leciona no Programa de Mestrado em Artes do Departamento de Artes da UFMA.