3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
small logo

animation with MI and photos of Salvador

Silvia Lazo
(Cornell University - NY, USA)

Seduzido pela arte do outro: Uma discussão sobre o poder da transferência em Kandinsky de Roberto Sierra

Resumo

Muito tem sido escrito sobre a enorme influência da música em obras de Kandinsky, especialmente com referência à espiritualidade e à invenção da "abstração pura" na pintura. A interação de cor e forma constituem o principal meio de abstração para pinturas não-objetivas de Kandinsky. O fascínio com uma forma "alien" de arte tem sido uma marca persistente nas histórias visual e musical, não só para Kandinsky, mas também nas obras de Richard Wagner, Jean-Antoine Watteau, Paul Klee, para citar alguns. Discussões acadêmicas têm-se centrado sobre os tipos de elementos que cruzam os dois meios, a partir das noções pitagóricas de razões e equação para conexões entre modelagem do timbre, espacialidade e intensidade. No entanto, pouca discussão é dada ao ímpeto por trás de apropriação do compositor das propriedades de outro medio como meio de expressão. Eu uso a obra de câmara de Roberto Sierra, Kandinsky, junto com artigos sobre crítica da mídia e publicações acadêmicas para discutir o "poder da transferência" como um motivador para criadores tanto visuais como musicais.

 

Breve biografia

Silvia Lazo is a Visiting Scholar at Cornell University, New York State, where she is writing the biography of Puerto Rican composer Roberto Sierra. She received a Ph.D. in Musicology/interdisciplinary studies from the University of Montana (2013) and holds an MM Ed. and B.A. degrees in Theatre and Music. Her research considers relationships between music, media and transnationalism via individual and institutional histories. Lazo has presented papers at national and international conferences and, in 2014, she was an invited panelist at a Harvard University colloquium on Spanish exiles. Her publications include “‘Music for Progress’: A study of Pau Casals’s music institutions in Puerto Rico as an extension of American neocolonialism,” Latin American Music Review, UT Press (forthcoming); “Building a cultivated labor identity through art decoration: Classical images in the Catalan Workers’ Magazine Fruïcions (1927-1932),” Music in Art 39, nos. 1–2 (2014): 11–18; and “Casals’ International Artistic Boycott (1945–?),” Ictus Periódico Acadêmico 13, no. 2 (2014): 30–65.

 

 

Design & development ©2015 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil