3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
small logo

Marcelo Nogueira de Siqueira
Arquivo Nacional / UNIRIO / CONARQ
(GT RIdIM-Brasil - RJ)

Iconografia musical: possibilidades de pesquisa em conjuntos documentais arquivísticos

Resumo

A pesquisa envolvendo iconografia musical tem por base as mais diversas manifestações artísticas e culturais, onde a música constitui-se do principal elemento visual apresentado. Pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas e demais registros, podem trazer ao pesquisador aspectos informacionais que venham a colaborar na compreensão da cultura musical, apontando indícios e constituindo-se em fontes para uma abordagem social referente à história da música. O estudo da iconografia musical vem se servindo da História da Arte, da História, da Antropologia e, claro, da Musicologia, para obter seus elementos de análise. Contudo, um dado fundamental para que a pesquisa com registros iconográficos seja eficiente é a busca de seu contexto de criação e acumulação, algo que se não percebido, contribuirá para uma análise sem profundidade e, por vezes, incompleta. Este presente artigo apresenta as possibilidades de pesquisa no campo da iconografia musical tendo por base acervos arquivísticos, que por sua constituição e tratamento oferecem ao pesquisador a real dimensão de seu contexto de criação, possibilitando dados mais coerentes e análises mais pertinentes.

Breve Biografia

Arquivista e Historiador. Bacharel em Arquivologia (UNIRIO) e Mestre em História Social (UERJ). Professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente é o chefe do Núcleo de Paleografia e Diplomática. Arquivista do Arquivo Nacional, onde atualmente é o Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), onde também integra a Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social.

Design & development ©2015 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil