6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Castellano
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
small logo

Prezados Colegas,

Bem-vindos ao sitio web do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical.

Através das páginas deste sitio, você encontrará a informação necessária para uma melhor vivência deste evento nacional de alcance internacional. Nele incluimos mapas, informação de contexto assim como links e dicas acerca dos aspectos mais necessários à sua estadia em Campinas, São Paulo, Brasil.

Convite Geral

Estamos honrados em convidá-los a participar do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, denominado "IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO: Iconografia da cultura musical e(m) seus espaços de apresentação/representação". Ele será realizado em Campinas, São Paulo (Brasil) de 24 a 27 de maio de 2021 através do esforço conjunto da Comissão Mista Nacional do RIdIM-Brasil e a Universidade Estadual de Campinas.

O tema escolhido para esta sexta edição do CBIM está centrado no ato de apresentar e suas múltiplas possibilidades de representação no domínio da cultura musical e visual. Uma das maneiras de encarar-se a música é como uma ação performática que acontece nos mais diversos tipos de espaço: público, privado, religioso, teatral, íntimo, social, etc. Os distintos significados associados a esse acontecimento nos diferentes espaços podem multiplicar-se e trazem, para os estudos de iconografia musical, novos desafios e abordagens. Se o decoro de lugar já era uma dos requisitos essenciais na retórica – e também na retórica musical, as relações entre o fazer musical, o espaço em que este fazer acontece, e as transformações ocasionadas em ambos tornam-se um campo rico a ser explorado. Somem-se a isso as várias discussões sobre representação e documentação, que vêm tornar a questão ainda mais complexa. Assim, a proposta deste CBIM é instigar a reflexão sobre esses assuntos, nos mais variados campos de conhecimento.

Sobre o RIdIM-Brasil O RIdIM-Brasil foi instalado em Salvador, Bahia, em Fevereiro de 2008, estabelecendo a sua primeira Comissão Mista nacional e o seu Centro de Referência em Iconografia Musical Brasileira na Universidade Federal da Bahia.
O RIdIM-Brasil assume a responsabilidade pela catalogação da iconografia musical no território brasileiro, lidando com métodos e principios de catalogação de documentos de interesse iconográfico musical e promove a disseminação o conhecimento gerado pela pesquisa em Iconografia Musical.
Desta forma, o RIdIM-Brasil vincula pesquisadores, profissionais e técnicos representantes das suas instituições de apoio para realizar a identificação, catalogação e divulgação da informação iconográfica musical disponível gerada no processo de catalogação e pesquisa nesse campo do conhecimento (Iconografia Musical).

Mais info em http://www.ridim-br.mus.ufba.br/

Sobre o RIdIMO Repertório Internacional de Iconografia Musical (Répertoire International d’Iconographie Musicale - RIdIM) é um projeto internacional auspiciado pela Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação de Música (IAML), pela Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e pelo Comité Internacional para as Coleções de Instrumentos Musicais de Museus (CIMCIM) do Concelho Internacional de Museus (ICOM).
A fundação do RIdIM aconteceu em 26 Agosto de 1971, durante o congresso da IAML em St. Gall (Suíça) a partir da iniciativa de Barry S. Brook, Geneviève Thibault Condessa de Chambure, Harald Heckmann, Howard Meyer Brown e Walter Salmen.

Mais info em http://www.ridim.org

Chamada de trabalhos A chamada de trabalhos se encontra disponível no link correspondente (chamada de trabalhos) no menu superior.

Inscrições e Taxas de inscrição Para se inscrever clique aqui.

As taxas de inscrição serão pagas no credenciamento do evento.

Como submeter (ou avaliar) um trabalhoA submissão (ou avaliação) de trabalhos deverá ser realizada através deste link ou daquele que está no menu superior (Intranet).

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF

PRÊMIO RIdIM-BRASIL 2021Dentre todos os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, a Comissão Científica escolherá os melhores trabalhos aos quais lhes serão outorgados, correspondentemente, o Prêmio RIdIM-Brasil 2021.
A Comissão Científica também poderá outorgar Mençôes Honrosas.
A entrega do Prêmio será realizada durante a Cerimônia de Encerramento. Assistam!

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Maio 24-27, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil