Alberto Dantas Filho 
        (UFMA; GT RIdIM-Brasil MA) 
      Iconografía, recepción crítica y su importancia para la musicología: el caso de los Blocos Tradicionales en São Luís
Esta presentación propone la creación y el estudio de un corpus iconográfico relacionado con la cultura musical del carnaval de São Luís. Más específicamente los Blocos Tradicionales, agrupaciones musicales, escuelas de samba, en su sentido asociativo, de tamaño pequeño, muy antiguo cuyo “golpe” sui generis mezcla elementos de manifestaciones locales con ritmos afrobrasileños, lo que lo diferencia de otras manifestaciones similares. La principal preocupación de esta comunicación, al proponer este tema, es con las estrategias de recepción crítica de las culturas visuales y musicales, del material iconográfico en relación con las prácticas musicológicas, y también con la producción de inventarios de sistemas de imágenes que pueden contribuir a la construcción de un lugar epistemológico que, partiendo de las musicologías, se relaciona horizontalmente, con las llamadas “ciencias coadyuvantes”.
Breve Biografia
É licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Possui doutorado em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música maranhense século dos séçulos XVIII e XIX; Acervo Musical João Mohana, Música século XIX, Educação Musical no Século XIX no Brasil, fazendo parte da coletânea "Educação Musical do Brasil" da ABEM, estudos da música sacra durante o Segundo Império. É regente de Coral Miganille e de orquestra, destacando-se a direcão da "Orquestra dos 400 anos de São Luís". Publicou a coleção musicológica "A Grande Música do Maranhão Imperial" (4 volumes), publicou o DVD "A Grande Música do Maranhão Imperial" com a participação do Octeto Paulista e da Orquestra Sinfônica dos 400 anos de São Luís, participou da coletânea "Música do Brasil", publicada pela FUNARTE no volume 5 "Maranhão e Pernambuco" (6 volumes). Regeu os Corais da UFMA e o Coral "Vox Feminae". É professor pesquisador onde coordena os projetos "Grupo de Pesquisa Musicológica da UFMA e o Observatório de Pesquisa em Artes - OPA! do Programa de Mestrado Profissional da UFMA - PROF-ARTES. Tem inúmeros artigos e participações como palestranre em eventos musuicológicos no Brasil e no exterior. Representa o RIdIM - "Répertoire International d'Iconographie Musicale" no Maranhão e participa como representante informal do RISM - Répertoire Intertional de Souce Musicale à convite da Presidência do RISM - Brasil. Fundou o Curso de Licenciatura em Música da UFMA, sendo o coordenador e redator do seu Projeto Político Pedagógico. Foi membro do Conselho Federal de Cultura - Minc. Exerceu, por dois, anos assessoria musicológica do Arquivo Público do estado do Maranhão - APEM. Foi Coordenador do Núcleo de Música do Departamento de Assuntos Culturais e Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA. Foi coordenador do Festival Maeanhense de Coros - FEMACO. Exerceu, interinamente a Pró-Reitoria de Extensão. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFMA e Diretor do Departamento de Artes. É consultor 'ad hoc' da Fundação de Amparo aà Pesquisa do Maranhão - FAPEMA. Integra o Núcleo de Pesquisas Musicológicas da UFPI. Faz pós-doutorado no Progarma de Doutorado em História da UFPI. Atuou como professor de educação musical musical (teoria, solfejo, percepção, flauta e harmonia) no Centro de Criatividade Musical de Pernambuco, onde foi também subregente da Orquestra Sinfônica desta instituição, no Centro de Educação Musical do Colégio de São Bento, onde foi vice-coordenador. Atuou como diretor musical de peças infantis. Atualmente participa do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música (UFMA), do Núcleo Estruturante do mesmo curso e do Colegiado do Programa de Mestrado PROF-ARTES.

















